fbpx
  • atendimento@stack-cup.com.br
  • Segunda - Sexta: 9:00 - 18:30
Stackcup Copo ecológico empilhável

Afinal, o que é sustentabilidade?

O que é sustentabilidade?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 

A sustentabilidade é um tema que está em alta hoje em dia. Muitos políticos, pessoas influentes e marcas abordam esse assunto em seus trabalhos, além de apostarem nessa prática diariamente.

 

Apesar de ser um tema que aparece bastante na mídia, você sabe realmente o que é a sustentabilidade? Caso não saiba, fique tranquilo. A seguir, explicaremos o que ela é para que você possa compreender bem esse conceito e como colocá-lo em prática. Vamos lá?

 

Conceito de sustentabilidade

 

De acordo com o dicionário Aurélio, sustentabilidade é a “qualidade ou propriedade do que é sustentável”. Ou seja, esse conceito está diretamente ligado à palavra sustentável, que vem do latim (sustentare) e significa apoiar, conservar, sustentar.

 

A ideia de sustentabilidade apareceu pela primeira vez em 1987, quando Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega, tratou sobre desenvolvimento sustentável no documento Nosso Futuro Comum (Our Common Future).

 

Esse é o resultado dos estudos da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que foi criada pela ONU e que era presidida por Brundtland. O documento define o desenvolvimento sustentável como um procedimento que:

 

  • “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

 

Ou seja, a sustentabilidade propõe um desenvolvimento econômico e material que não prejudique a natureza para que os recursos oferecidos pelo meio ambiente não se esgotem. Dessa maneira, as gerações futuras também poderão usufruir desses bens e suprir as suas necessidades.

 

 

Sustentabilidade e o meio ambiente

 

Depois de descobrir qual é o conceito de sustentabilidade, dá para entender porque muitas pessoas, quando pensam nela, também se lembram do meio ambiente. Afinal de contas, ela tem como objetivo garantir que os recursos da natureza não se esgotem para que as gerações futuras ainda possam utilizá-los.

 

Mas, como fazer com que isso aconteça? Atualmente, diversas pessoas e empresas realizam atividades para que haja esse equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e o uso de recursos naturais. Essas ações são essenciais, independente do tamanho delas.

 

Isto é, não importa se você é capaz de realizar apenas uma pequena ação em sua cidade ou uma grande atividade em nível nacional. O que é fundamental é que todos colaborem para que a sustentabilidade se torne uma prática cada vez mais comum.

Alguns exemplos comuns que podem ser realizados pelas pessoas no cotidiano são:

 

  • Evitar desperdício de energia elétrica e água;
  • Fazer a reciclagem de produtos;
  • Realizar a coleta seletiva do lixo;
  • Dar preferência para meios de transporte que poluem menos, como bicicletas e transportes coletivos.

 

No dia a dia, a sociedade também deve repensar o tipo de produto que está consumindo. Por exemplo, quanto tempo leva para descartar aquele produto que você sempre compra? Ela vem embalada com muitos plásticos que são desnecessários? Se possível, troque esses produtos por outros que duram mais e possam ser reciclados.

 

Comece a utilizar sacolas ou copos reutilizáveis, por exemplo, em vez de sempre usar novos itens de plástico. Ou ainda, prefira adquirir produtos de empresas que se importam com a sustentabilidade e a aplicam internamente. Parece pouco, mas essas pequenas ações têm uma grande influência na sustentabilidade quando são praticadas por diversas pessoas.

 

Já as empresas, além de realizarem essas ações no ambiente de trabalho, também podem criar produtos ou serviços mais ecológicos, diminuir o desperdício de matéria-prima reutilizando os insumos em outras atividades, promover eventos sustentáveis e explorar recursos vegetais e minerais de forma controlada, sempre repondo quando possível.

 

Por exemplo, se for necessário utilizar madeira na montagem de um produto, a empresa pode plantar árvores para repor os recursos que foram utilizados ou promover a preservação de uma área verde inteira.

 

Como você pode perceber, algumas tarefas são fáceis de serem realizadas e você pode começar a praticá-las em seu cotidiano. Assim, elas se tornarão um hábito e você vai contribuir para a conservação do meio ambiente e de seus recursos.

 

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade, que tal aprender mais sobre o desenvolvimento sustentável e a reutilização de copos?

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades, ofertas e oportunidades dentro do nosso universo

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin