fbpx
Stackcup Copo ecológico empilhável

Como montar uma Kombi de Chopp Artesanal

Como montar uma kombi beer
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Stack-Cup Brasil

Stack-Cup Brasil

Como montar uma Kombi de Chopp Artesanal

 

 

Um dos mercados alternativos mais influentes tem sido o de food truck, cada vez mais popular, mas existe um ramo que tem conquistado mais espaço: beer truck. No entanto, você sabe como montar uma Kombi de Chopp?

 

Afinal, o mercado em que o modelo de Food Truck participa movimentou mais de 140 bilhões no mercado brasileiro, e a cerveja tem nunca perdeu seu trono de paixão nacional. O ponto chave é criar esse mesmo sentimento pela cerveja artesanal em descontração.

 

Quer saber como montar uma Kombi de Chopp artesanal? Prossiga com a leitura do artigo e veja como.

 

 

Como montar uma Kombi de Chopp Artesanal

 

A seguir serão tratados alguns dos aspectos mais importantes para montagem do negócio: legislação local a ser considerada, o mercado que será atendido, relevância do produto e localização.

 

Tratam-se dos mais importantes em como montar uma Kombi de Chopp.

 

Legislação

 

Abrir uma empresa no Brasil é um processo bem burocrático, e isso não é informação nova. Então caso queira saber como montar uma Kombi de Chopp, você tem que:

 

 

  • 1)  Fazer consulta comercial sobre a permissão de empreender no local escolhido, através da Prefeitura Municipal e Secretária Municipal de Urbanismo;

  • 2)  Fazer busca de registro existente do nome escolhido numa Junta Comercial ou Cartório ou no INPI;

  • 3)  Arquivar do Contrato Social/Declaração de Empresa Individual numa Junta Comercial ou Cartório;

  • 4)  Solicitar CNPJ na Receita Federal e a Inscrição Estadual na Receita Estadual;

  • 5)  Pedir alvará de funcionamento, ou de licença, e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda;

  • 6)  Requisitar enquadramento na Entidade Sindical Patronal;

  • 7)  Fazer cadastramento junto à Caixa Econômica Federal;

  • 8)  Se informar sobre as Normas Municipais de Comércio Ambulante na prefeitura do município;

  • 9)  Verificar quaisquer outros registros e licenças necessárias, considerando até as referentes à Kombi.

 

Também deve ser considerada a correta modificação do veículo, que deve ser homologada por meio de laudo do Inmetro. Outros pontos como aspectos sanitários, liberação dos bombeiros e Denatran devem ser considerados..

 

Mercado

 

O modelo de negócio Food Truck, inserido no mercado de alimentação fora de casa, já em 2014 movimentava 140 bilhões de reais no mercado. É um mercado de crescimento expressivo, que junto da cerveja artesanal fez surgir um novo movimento: Beer Truck.

 

Trata-se de investimento e retorno rápido, muito mais comum em cidades grandes de outros países. Aqui ainda há algumas dificuldades com bebidas alcóolicas, mas é marca registrada em grandes eventos.

 

Isso vem na onda da cerveja artesanal, que diferente das cervejas habituais, requerem maior harmonização com a comida. Assim, vem se tornando mais um lifestyle do que tudo, com pessoas bebendo menos e com mais qualidade.

 

Assim, o número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 91% em 3 anos, segundo G1. Se trata de um belo investimento de mercado, e nisso surgiu o Beer truck.

 

A entrada ainda deve ser bem planejada. Confira o modelo e tamanho do veículo, equipamentos instalados e outros aparatos, assim como mercado local.

 

Caso da Ruana’s Beer em São José dos Campos (SP), que custou 900 reais no veículo, hoje rendendo 30 a 40 mil de faturamento médio. Ser contratado para eventos privados também é uma extensa fonte de faturamento.

 

Visibilidade do produto

 

Como dito antes, apostar em eventos privados podem trazer uma imensa visibilidade, colocando seu produto em destaque nos grandes eventos. No entanto, ainda são locais disputados.

 

Muitos empreendimentos então apostam em pequenos acréscimos. Caso da Fusbier e suas 5 torneiras de Chopp. Oferecem cervejas em copos de 330 ml, com opção de enchimento de growler para clientes que querem levar pra casa.

 

Ou então da Uma Beer Truck, com 4 torneiras mais muita música. Todos os dois apostando na cerveja artesanal, sempre. É bom oferecer um algo a mais em sua cerveja ou negócio em si.

 

Localização

 

Por se tratar de um negócio sobre rodas, há algumas dificuldades de estabelecimento. Cidades como Rio e São Paulo já possuem regulamentação limitando à espaços públicos autorizados e eventos privados.

 

Além de enfrentar algumas chuvas, o que pode diminuir público.

 

Por isso, em caso de deslocamento, busque lugares movimentados, às vezes já definidos pela prefeitura. Busque também atender em locais e eventos privados.

 

Busque fácil acesso, com alta demanda local, e verifique a concorrência, assim como o fluxo de automóveis no local. Se estiver num local menos visível, aposte numa boa estratégia de marketing.

 

E não esqueça do custo de licença ou aluguel, pois se torna aspecto relevante em como montar uma Kombi de Chopp. É um processo burocrático, mas que vem a ser simples de montar e de manter, caso bem feito.

Ah, e sempre fique atento na gestão e preparo da contabilidade em dia, que são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

 

Fica claro para o público tamanha oportunidade de mercado – e a Stack-Cup entende disso, com sua solução aos copos descartáveis. Conte com uma fonte extra de renda utilizando nosso sistema caução no uso de copos!

compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Increva-se em nossa Newsletter

Acompanhe todas as novidades, notícias e entregas exclusivas de nossa lista

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin