fbpx
  • atendimento@stack-cup.com.br
  • Segunda - Sexta: 9:00 - 18:30
Stackcup Copo ecológico empilhável

Desenvolvimento sustentável e a reutilização de copos

Stack-Cup uma solução sustentável
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sustentabilidade: reutilização de produtos duráveis

O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade é um tema que tem sido muito debatido em diversas esferas, e tem se apresentado cada vez mais como uma preocupação mundial.

Esses debates ressaltam a importância da utilização consciente dos recursos naturais pelo ser humano.

Mudanças de hábito, diminuição de resíduos e conscientização quanto a esse problema são essenciais para garantirmos o futuro das próximas gerações.

Mas, por onde posso começar?

Um excelente ponto de partida para se inserir no mundo sustentável é diminuir a quantidade de resíduos de seus eventos, como os descartáveis, por exemplo, através da utilização de produtos duráveis e reutilizáveis.

 


Eventos sustentáveis

Os eventos são fontes em potencial de resíduos, principalmente por conta da utilização de descartáveis, gerando um elevado impacto ambiental, certo?

Felizmente, temos visto nos últimos tempos uma tendência interessante nos eventos, que é a utilização de produtos reutilizáveis, especialmente copos, e isso tem reduzido e muito a quantidade de resíduos no final da festa.

A substituição dos descartáveis por produtos duráveis, de origem reciclável e com maior vida útil,  tem sido muito bem aceita pela população em geral, principalmente quem curte ter um copo personalizado dos eventos que participa. Uma atitude sustentável que acaba por se tornar colecionável.
 

Além disso, ser ecologicamente correto caminha cada vez mais para uma norma de comportamento, ao invés de somente uma característica que contribui para que seu evento seja mais atraente para o público.


A idéia é cada vez mais as pessoas estarem acostumadas a participar de atitudes ambientais cientes da situação caótica do lixo no planeta, e que levantem a bandeira da sustentabilidade em qualquer ambiente que frequentem.

Você pode sim fazer a diferença! O movimento sustentável conta com você!

 


Não utilize copos descartáveis

O copo descartável tem vida útil super curta: 13 segundos em média. Parece absurdo?  E de fato é. Só não é mais absurdo que o tempo que ele leva para se decompor, que varia de 250 a 400 anos. Ou seja, aquele copo que você utilizou pra tomar um chopp e jogou fora em seguida vai estar por aqui durante as próximas 4 ou 5 gerações.

Se pararmos para pensar na relação entre tempo de vida útil e tempo de decomposição, vamos ver o quanto é insano ainda estarmos utilizando esse tipo de material.

Outro problema que talvez poucos conheçam, mas que também é muito sério, é o fato de que, em contato com líquidos quentes, os copos podem liberar uma substância tóxica, chamada Estireno, em índices superiores aos recomendados pelo Ministério da Saúde.

Acredito – e espero –  que após ler sobre esses dados alarmantes, você desista de vez dos copos descartáveis e procure alternativas mais corretas para o meio ambiente e também para sua saúde. Bora mudar de hábitos?

Se você não sabe quais são essas alternativas, nós te apresentamos a Stack-Cup, uma marca ecologicamente responsável e que tem sido a melhor opção para tornar seu evento um exemplo de evento sustentável.

 


Copos duráveis e reutilizáveis

Copos com qualidade e vida mais longa são a estratégia-chave na composição de um conjunto de utensílios de festas sustentáveis, já que eles são os itens utilizados em maior quantidade ao longo de um evento.

Para nós, a diminuição dos impactos ambientais e a promoção da sustentabilidade são fatores de imensa importância.

Ah, mas são muito mais caros que os descartáveis! 

Tranquilo escutamos muito isso, por isso vale também lembrar que, a
daptando o seu evento, esta operação pode sim ser financeiramente viável, inclusive com a possibilidade de retorno financeiro, pois a adaptação de seu evento, com a reutilização de copos, vai resultar em uma significativa redução de custos, além da receita gerada a partir de novas maneiras de administrar os copos.

Uma dessas maneiras é o sistema de copo caução. Funciona da seguinte forma.

PRIMEIRO PASSO. No início do evento, ao retirar seu copo, a pessoa deixa um valor caução, que lhe permite utilizar o copo durante todo o evento. 

SEGUNDO PASSO. Ao final do evento a pessoa pode devolver o copo e obter o valor total do seu caução, ou ficar com o copo de recordação.

Percebe que nesta última alternativa, na prática, de certa forma, você, organizador do evento, esta vendendo o copo ? Então, é aqui que o evento sustentável vai confirmar a viabilidade financeira, e fazer sentido a quem frequenta, pois há a opção de obter totalmente o seu caução.


A média que a Stack-Cup possui é em média 50% a 80% dos copos levados embora, como recordação, o que significa uma amortização da compra de copos para o seu evento. Além disso, o impacto ambiental ao final do evento é em média de 70% a menos resíduos gerados, e isso não tem preço certo?


Vale tambem lembrar que existe uma crescente tendência de comportamento, onde cada vez mais o público se interessa por recordações do evento, como copos personalizados, mas tambem com a sustentabilidade, e poder fazer a sua parte. Isso significa maior probabilidade de ficarem com os copos. O stack-Cup, por ser único, também, possui uma maior chance que soluções normais. 

Na Europa, essa prática é utilizada há mais de 15 anos e já se tornou um modelo de sustentabilidade para o resto do mundo.

Se essa for uma atitude comum também no Brasil, esse país lindo e tropical com dimensões continentais, com certeza vai representar uma mudança drástica e positiva para todo o planeta.

Por isso é fundamental conhecer e contratar empresas brasileiras que já oferecem este tipo de soluções, como a Stack-Cup, uma empresa que vem revolucionando o modo de substituir os copos descartáveis por copos duráveis e reutilizáveis.



 

Contribua com o desenvolvimento sustentável. É seu dever também.

Você também pode – e precisa – contribuir para o desenvolvimento sustentável e a diminuição de resíduos. O que sabemos é que devemos facilitar as pessoas a tomarem iniciativas, e essa é a nossa missão. Facilitar você ter esta atitude. 

É urgente que a mudança de hábitos comece agora, para que as gerações futuras possam desfrutar das belezas naturais desse planeta azul.

A substituição de copos descartáveis por copos reutilizáveis é um grande passo, e não há mais justificativas plausíveis para que isso não aconteça, especialmente em grandes eventos. Inclusive ja temos leis aprovadas em cidades pelo Brasil, mostrando que não se trata de uma questão isolada.
 

Para isso,  se informe agora mesmo sobre como você pode adquirir copos reutilizáveis para os seus próximos eventos, e como poderia implementa-los. A Stack-Cup vai tirar todas as suas dúvidas. 

Seja sustentável, seja Stack-Cup!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades, ofertas e oportunidades dentro do nosso universo

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin