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Kombi de Cerveja Artesanal, como superar a crise

kombi de cerveja artesanal
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O Problema

 

Não e novidade a crise que esta assolando o nosso pais e mundo, e não seria diferente para o segmento de cerveja artesanal, principalmente para Beertrucks e a nossa querida Kombi de Cerveja Artesanal, que tanto alegra a vida de cervejeiros pelas ruas do nosso pais

 

Alguns Dados do Mercado atual

 

A nossa economia sentiu um golpe historico no segundo trimestre deste ano, com um recuo de 9,7%, em relação ao primeiro trimestre, segundo o IBGE 

 

Em relação a 2019 foi ainda maior esse abismo, tendo uma queda de 11,4%. Em ambas as analises de queda economica mostra-se a pior queda da serie historica que o IBGE acompanha desde 1996. 

 

Calma! A nossa ideia não e aqui falar tudo que provavelmente ja sabe, e sentiu na pele, apenas para mostrar que não esta sozinho nesse desafio. 

 

O mercado de cerveja artesanal 

 

Não e novidade o aumento do segmento de cerveja artesanal no Brasil, o qual mostrou aumento de 30% nos últimos 2 anos consecutivos.

 

Em 2018 o país saltou de 889 cervejarias para 1.171 cervejarias. Não tem como negar o crescimento expressivo.

 

Então, chegou a pandemia!! Todos foram pegos de surpresas e as manobras começaram, principalmente para aqueles que estavam diretamente relacionados ao consumo de cerveja artesanal em eventos, pontos de rua como Kombis de Cerveja Artesanal e Beer trucks.

 

Esses foram os principais da cadeia cervejeira a sofrerem o impacto, e em cadeia as cervejarias que fazem parte da cadeira de abastecimento. 

 

 

COMO ENFRENTAR A CRISE 

 

Segundo estudos de comportamento de consumidor, na cadeia cervejeira, foram apontados alguns fatores para poder acompanhar este consumidor e tentar manter alguma parte da sua receita em dia. 

 

Uso da Tecnologia 

 

 Os clientes de cerveja artesanal nunca estiveram tão conectados, e usando a tecnologia a seu favor de consumo. 

 

  • Mantenha os seus canais digitais atualizados. Website e Redes sociais.
  • Identifique aplicativos de entrega que consiga parceria para venda de estoque. 
  • Identifique plataformas de venda “marketplaces” com baixas taxas para venda 
  • Busque solucões de vendas online, com facilidade de pagamento digital dos seus clientes: opções como Cielo  e Juno são simples e eficientes

 

Engajamento com Consumidor 

 

 Nunca foi tão importante se manter proximo dos seus clientes, e pode ser motivo principal de voce conseguir manter as vendas em dia. Mas como? Seguindo ja a dica acima. 

 

  • Suas redes sociais são o coração de sua operação agora. Atualize, comunique e engaje com o seu publico.
  • Meios de mensagem: Whatsapp e FAcebook Messenger são portas de entrada de comunicação e venda direta 
  • Evite comunicar posts somente de venda, promocoes e descontos. Conte sua historia, fale sobre o seu produto, os ingredientes e quais serviços poderia oferecer. Media de 4 posts sobre estes temas e 1 de promoção (Dica)
  • Entre em contato com o seu publico e pergunte como estao, como tem passado, as dificuldades, 1 a 1. Isso e mais poderoso do que perguntar “quer comprar algo”

 

Estrategia de Venda

 

Provavelmente a sua Kombi de Cerveja Artesanal está parada, mas ainda possui alguns Barris de estoque, contato com fornecedores e equipamento de prontidão pronto para servir correto? 

 

A gente observou algumas possibilidades aqui que o mercado tem feito para contornar a crise:

 

  • Ponto físico: Beer trucks montaram pontos fixos para poderem vender delivery, realizar takeaway, montar uma growler station para venda, ate serviço automatizado de self-service para evitar contato e manter a segurança.  As vezes o ponto pode ser oferecido por aqueles que mais precisam, em troca. 

 

  • Serviço: Observamos a possibilidade de oferecer o mesmo serviço que Chopp Delivery, utilizando sua estrutura, para reuniões caseiras. A guerra por preço não deve ser sua estratégia sim serviço, empatia e confiança do seu consumidor. 

 

  • Fidelizacão: Ter um programa de incentivo, como Garrafas Reutilizáveis, Copos Retornáveis, que tenham custo inicial mas concedam descontos em proximos pedidos, e de fato sejam vatajosos a quem consuma mais podem ter bons resultados.

 

  • Programas de pontos em Lts, com produtos reutilizaveis podem ser um diferencial.

 

  • Inovação: Aqui e espaço de pensar em potencializar receita com ideias. Aquela receita da avo, Petiscos gratuitos para pedidos, Happy Hour Chopp Gratuito em dias especificos. Indique um amigo e ganhe um chopp, e por ai vai…

 

  • Dica: A procura por cerveja artesanal na internet ja chegou aos patamares de Fevereiro, segundo Google. Apontando Kits de Cerveja Artesanal e insumos como principais destaques de buscas 😉 

 

Enfim chegamos a nossa primeira edição, de como tentar contornar esse desafio que muitos estão passando, e como nossa missão sempre foi colaborar com o mercado cervejeiro a diminuir resíduos descartáveis com uma solução financeiramente viável a gente não poderia ficar parado. 

 

Agora parece fazer sentido como nosso querido Stack-Cup, uma solução contra geração de resíduos e fidelização de clientes, poderia se tornar uma fonte de receitas para Beer trucks e Kombi de cerveja artesanal , quando utilizados em sistema de retornaveis. 

 

Por isso lançamos nosso programa piloto de Copos Consignados para operações de Chope Artesanal. 

Quer saber mais, envie para atendimento@stack-cup.com.br

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