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Marketing para Cervejarias, algumas dicas

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Já sabemos de todo o potencial que o mercado de cerveja tem no Brasil. As novidades e oportunidades trazidas pelos muitos festivais de cerveja espalhados pelo país não nos deixariam mentir.

No entanto, nem tudo são flores. Com a expansão do mercado, a concorrência ficou maior e a clientela mais exigente.

Por isso, é necessário muito mais do que somente ter um bom produto. É preciso que se pense uma estratégia de marketing. Uma excelente estratégia.

De fato, destacar a sua marca em um segmento como o de cervejas pode ser um desafio difícil de ser vencido sem a ajuda de uma boa comunicação.

Pensando nisso, desenvolvemos a seguir um conteúdo com dicas de como você pode dar maior visibilidade à sua marca. Confira!

 

A COMUNICAÇÃO: DIVULGANDO SUA CERVEJA

 

Diante de tanta concorrência e exigência, a previsão dos especialistas é que o mercado venha a crescer ainda mais nos próximos anos.

E com isso, claro, mais concorrência e mais produtos personalizados, o que não deixa muito espaço para a acomodação dos empreendedores do setor.

O perfil do profissional sommelier ou homebrewer que decide fabricar sua própria cerveja muda aos poucos.

Agora, alguns desses empreendedores buscam também formas de expandir seus negócios. Há ainda os que contratam profissionais especializados.

Por isso, já são muitos os cursos oferecidos para quem deseja se especializar em marketing de cervejarias.

Esses cursos consistem na aplicação de conceitos de marketing, publicidade e administração ao mercado de cerveja.

Com o aumento no número de marcas de cerveja com níveis altos de personalização, tornou-se necessária uma abordagem específica dentro do marketing.

Isso porque as cervejas artesanais e especiais trazem um novo conceito, o que torna seu consumo uma experiência diferenciada.

Essa experiência diz respeito a valores transmitidos pela marca ao consumidor, o que torna o branding uma necessidade da qual não se pode fugir.

Por isso, saber gerir sua marca é fundamental para que você possa alcançar seu público.

O marketing direcionado para cervejarias deve ter como seu público alvo a geração dos millennials.

É esse grupo que constitui os novos consumidores de cerveja. Esses jovens têm hábitos de consumo bem delineados.

É isso que os especialistas na nova modalidade de marketing para cervejarias tentam compreender para desenvolver as melhores estratégias.

 

ELABORANDO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA SUA CERVEJARIA

 

A estratégia de marketing proporciona muito mais do que uma aproximação dos públicos a marcas específicas.

Ela deve, caso seja realmente eficiente, propiciar uma experiência que crie valor para o consumidor, gerando a fidelização à marca.

Por isso, é necessário se estar atento a mudanças nos padrões de comportamento, visto que estes acarretam em mudanças em hábitos de consumo.

Um exemplo bastante eloquente nesse sentido é o da mudança nas estratégias de marketing no que diz respeito às mulheres.

Grandes marcas de cerveja que estampavam uma imagem sexualizada da mulher, hoje repensam suas estratégias, diante das exigências desse mesmo público.

Mas lembre-se: tudo isso deve ser pensado a partir da definição de uma persona.

A partir dá, você pode formular algumas perguntas, que poderão auxiliá-lo no desenvolvimento de sua comunicação.

Dependendo do tipo de consumidor, você pode fazer-se as seguintes perguntas: qual conteúdo ele gosta de consumir? Há preferência por formatos? Em que horários ele costuma beber? Ele utiliza redes sociais? Quais?

 

SOBRE MARKETING DIGITAL PARA CERVEJARIAS

 

Já mencionamos que boa parte do público consumidor de cervejas especiais encontra-se na geração Y.

Sabe-se que boa parte dessa geração se utiliza das mídias sociais para se informar e se comunicar. Daí a importância desse meio para seu negócio.

Uma dessas estratégias é administrar uma fanpage no Facebook. Por meio dessa rede social, você pode alcançar muitas pessoas.

No entanto, é necessário desenvolver um bom marketing de conteúdo para que suas postagens tenham o efeito desejado. Além disso, deve-se investir no impulsionamento das publicações.

O Instagram também tem seu lugar de destaque entre as redes sociais mais utilizadas pelos millennials.

Sendo uma rede social direcionada para imagens, é importante que você capriche na qualidade e na capacidade de transmissão de valores das fotos que irá postar.

Fazer um canal no Youtube também pode ser uma boa iniciativa. Nele, você pode postar vídeos relacionados ao processo de produção da sua cerveja ou cobertura de eventos dos quais sua marca participa.

Além disso, ações de marketing podem contar com o auxílio de influenciadores. Esses especialistas podem contribuir para a valorização da imagem de sua marca.

Lembre-se de registrar a visita do influencer que você contratou e postá-la nas redes sociais.

E não deixe de pesquisar o profissional que poderá gerar mais valor para seu negócio.

 

Nesse artigo, falamos sobre o marketing para cervejarias, apresentando algumas dicas sobre como você pode realizar uma comunicação eficiente de sua marca. Falamos também do público visado pelo marketing cervejeiro, mencionando a especificidade dessa área.

Comentários são sempre bem vindos 🙂

 

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