Hoje em dia, o uso de matérias descartáveis feitos de plástico é cada vez mais questionado. Nesse sentido, soluções como copos retornáveis passam a ser cada vez mais consideradas.

A polêmica em torno do uso do plástico envolve questões relativas ao meio ambiente. No entanto, passou-se a considerar também os riscos que a utilização de utensílios de plástico representam para a saúde.

Isso porque esses objetos apresentam em sua composição substâncias químicas nocivas, como o estireno e o BPA.

Aqui, falaremos sobre o que seria esta última substância e em como o uso de copos reutilizáveis pode ser uma boa alternativa a eles. Confira!

 

ANTES DE ENTENDER AS VANTAGENS DO COPO RETORNÁVEL: O QUE É BPA

 

Para que possamos entender os benefícios trazidos pelo uso desses copos, vamos falar um pouco de um dos vilões que moram nos copos descartáveis: o BPA.

O BPA é uma sigla utilizada para se referir ao bisfenol-A, uma substância química presente na formação de plásticos policarbonetos e resinas epóxi.

Essa substância está presente em inúmeros utensílios e embalagens que utilizamos em nosso dia a dia. Entre esses objetos, podemos listar latas de alimentos, brinquedos, mamadeiras, recipientes, escovas de dente e PVC maleável.

O BPA está presente também em extratos bancários, comprovantes e talheres, pratos e copos de plástico descartáveis. Apesar de todos os usos que podem ser dados a esse componente, ele é atualmente conhecido por ser prejudicial à saúde humana.

Pesquisas apontam que o contato com o bisfenol-A pode estar relacionado a males como diversos tipos de câncer, diabetes, obesidade e infertilidade. Ele pode causar ainda abortos, doenças cardíacas, déficits de atenção, hiperatividade, entre outros. Esse componente age causando desequilíbrios no sistema endócrino, alterando o funcionamento hormonal.

Sua absorção pode se dá pelo simples contato com a pele (caso dos papéis termo sensíveis) ou pela ingestão de partículas (caso de embalagens e utensílios).

Embora não seja grande a quantidade de BPA ingerida pela população, sabe-se que essa substância pode ficar por um longo período de tempo no organismo.

Os plásticos que contém bisfenol-A podem ser identificados por meio dos símbolos de reciclagem 3 e 7.


BPA FREE: UMA ALTERNATIVA AO BISFENOL-A

 

Assim, os plásticos policarbonetos liberam o BPA quando submetidos a altas temperaturas. Esse processo acontece, por exemplo, quando se utiliza plásticos duros no micro-ondas. No entanto, essa não é a única alternativa para quem necessita de recipientes plásticos e outros objetos.

Isso porque, atualmente, muitas empresas se especializaram na fabricação de materiais plásticos livres de bisfenol-A. A esse produto deu-se o nome de BPA free.

Esse material passou a ganhar popularidade com a divulgação de pesquisas sobre os males do BPA e com a proibição de mamadeiras com esse componente. Esta resolução foi tomada pela Anvisa em 2011.

As razões dadas por esse órgão ao instituir a proibição se referiam ao risco que o bisfenol-A representa para a saúde das crianças. Isso porque as crianças, especialmente os bebês, são mais suscetíveis aos males que essa substância pode causar.

A proibição dessa substância já havia sido realizada em outras nações, como Estados Unidos, países da União Europeia e Canadá.

Produtos feitos a partir de plástico BPA free, o qual também chamado polipropileno, podem ser identificados com um selo.

 

COPOS BPA FREE PERSONALIZADOS PARA SEU NEGÓCIO

 

Os copos retornáveis feitos a partir de plástico BPA free são uma excelente alternativa aos descartáveis convencionais. Isso porque, além de proporcionarem uma experiência de consumo sustentável, não contaminam as bebidas.

Uma dessas soluções é o Stack-Cup. Esse copo, além de estar livre de bisfenol-A, proporciona uma experiência de consumo única. Ele é retornável e seu design permite que até 10 unidades sejam empilhadas por meio da sua alça dos copos.

 

Nesse artigo, tratamos do conceito de BPA e dos riscos que ele representa para a saúde humana. Listamos ainda as doenças que ele pode causar. Falamos também do plástico BPA free como uma alternativa ao uso de materiais feitos com bisfenol-A.

Nós como aventureiros pela verdade e disseminação de conhecimento, recomendamos o Stack-Cup, como uma das inteligentes soluções de copos retornáveis feita a partir dessa tecnologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *