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O Mercado de cerveja artesanal cresce 35% e foca em inovação e sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade no mercado de cerveja artesanal
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Mercado de cerveja artesanal cresce 35% e foca na sustentabilidade

 

O mercado de cerveja artesanal é um dos que mais cresce no brasil e se torna a cada dia mai popular na vida da população.

O objetivo deste artigo não é ser técnico, mas sim de entender o porquê as cervejarias artesanais estão ganhando tanto espaço nos últimos tempos, e alguns passos que elas estão dando, e que visualizamos que deveriam dar. 

 

Que a cerveja sempre foi uma das maiores paixões dos brasileiros, já estamos cansados de saber, certo? 

 

Por conta disso, hoje em dia é super normal andarmos pela rua e encontrarmos diversos locais totalmente dedicados a oferecer cervejas artesanais, já reparou?

 

Isso apenas “aparentaa” o quanto as cervejarias estão em alta, os dados estão ai para nos dar uma direção.

Somente entre os anos de 2018 e 2019 o registro do crescimento deste mercado foi o de 35%. E cada vez mais, empresas estão focando na sustentabilidade e na experiência do consumidor final.

 

O mercado cervejeiro atual

O mercado cervejeiro vive um dos seus melhores momentos. Além de ser um dos setores que mais empregam no Brasil, ele é um dos mais promissores.

 

Você sabia que 1,6% do PIB do Brasil é movimentado pelo universo da cerveja? Sim, isso significa uma média de 107 bilhões de faturamento calculados desde 2017 pela Associação Brasileira da Indústria Cervejeira (CervBrasil).

 

Muitas pesquisas, inclusive, apontam que o crescimento de cervejas artesanais no Brasil aconteceu graças ao sabor diferenciado e a preparação específica que as fábricas menores conseguem proporcionar ao publico. 

 

Muito mais que uma moda, as cervejas representam uma nova mudança de comportamento das pessoas. Afinal, as empresas (cervejarias) dedicadas a este tipo de consumo, apontam um crescimento incrível de 70 para 900.

Isso significa que a cada dois duas, uma nova cervejaria artesanal é aberta.

 

Falando sobre indústria, para se ter uma ideia, são mais de 50 complexos espalhados pelo Brasil, responsáveis por 690 empresas cervejeiras. É muita coisa!

Agora, imagine: Quantas opções de cervejas artesanais você consegue apreciar em um único ano? A grande vantagem desses novos tempos é sempre poder descobrir uma fábrica diferente.

 

Porque a cerveja artesanal se tornou tão popular?

O consumidor cervejeiro está cansado dos mesmos sabores e da falta de diversidade do cenário de bebidas no Brasil. Talvez isso explique o crescimento que este mercado vem tendo ao passar dos anos.

 

A grande diferença das empresas produtoras de cervejas artesanais para grandes grupos corporativos está em fatores que podem parecer simples, mas fazem grande diferença na hora da produção da bebida como ingredientes, inovação em sabores, cuidado em processos e respeito aos consumidores.

Além disso, é cada vez mais comum que o público cervejeiro valorize os produtos artesanais, levando em consideração a qualidade e o método único de preparo.

Afinal, podemos ver grandes empresas do setor que começaram pequenas e hoje se transformaram em uma grande referência em cervejas artesanais, ja inclusive adquiridas pelas gigantes do segmento tradicional, seriam histórias como a Baden Baden, Colorado, Eisenbahn e Wals, que mostram a força desse mercado. 

 

Sobre o comportamento desse publico, o cervejeiro brasileiro quer cada vez mais novidades e lançamentos. Talvez por não termos uma fidelidade tão grande de marcas, os espaços das cervejas artesanais se tornem ainda mais amplo para que empreendedores criativos criarem novos sabores.

 

 

As cervejas artesanais em grandes eventos

Se antes era difícil encontrar cervejas artesanais em grandes eventos ou festivais, atualmente a diversidade e possibilidade de escolha abrem um leque infinito de possibilidades, respondendo a essa crescente corrente de comportamento. 

 

Eventos esportivos, musicais e até mesmo festivais de cervejas hoje ja contam com a possibilidade de consumo de cervejas artesanais, ao invés das conhecidas tradicionais cervejarias conhecidas por todos nós. 

Um dos eventos que podemos observar foi o caso do experimento feito com o João Rock, festival de música brasileira que acontece todos os anos em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Fizeram a Colorado João Rock, uma cerveja especial para edição do festival. 

 

Isso mostra a força do mercado cervejeiro e como este se torna um caminho cada vez mais sólido em relação ao gosto popular. Afinal, é sempre muito melhor beber uma cerveja “de verdade” do que as padronizadas, já que não podemos esperar nada de diferente delas, como todos estamos acostumados. 

 

Como inovar no mercado de cerveja artesanal?

Mercado em expansão, grandes aquisições trazem um fator óbvio, atenção e competitividade, por isso não será somente oferecendo bebidas de qualidade e sabores diferenciados que você poderá destacar sua cervejaria das outras. ]

Apostar em inovações, sustentabilidade e proximidade com o público é fundamental.

O público cervejeiro sempre busca uma mistura de sabores diferenciados com o frescor de inovações.

Por isso, nós te perguntamos: Se você possui uma cervejaria, ou negócio cervejeiro, você já pensou em ir além da experiência do paladar, quem sabe uma experiência de consumo totalmente diferenciada ou pensar no propósito e impacto do seu negócio, com aproximação de pautas atuais que envolvam o negocio, como a sustentabilidade?

 

Alguns exemplos que a gente poderia mencionar como inovadores e como algumas referências do que pode ser feito em termos de inovação foram realizados pela Cervejaria Pratinha, se lançando como a primeira cerveja artesanal instantânea do mercado, inclusive montando um laboratório de inovações tecnológicas servindo como berço de novidades como a ja tão comentada cerveja instantânea.

Outro caso, aliando inovação e sustentabilidade seria o caso da New Belgium Company, que utiliza 99% de todos os resíduos gerados em sua produção.

Algumas iniciativas como o self-service automatizado tambem vem ganhando espaço, com a tecnologia oferecida pela My Tapp  onde o consumidor pode consumir a carta de cerveja nas torneiras disponíveis, com alto grau de precisão e quantidades ao seu gosto. 

Não muito distante, algumas escolhem o momento mais proximo do consumidor para inovar, sendo o recipiente que carrega o tão conhecido liquido sagrado o local de inovação e preocupação com o meio-ambiente.

Programas de Copo-Caução, vem se espalhando pelo Brasil. No mundo ja são muito conhecidos.

A idéia nestes programas é evitar o consumo de copos descartáveis, fidelizando os clientes. Ao consumir os clientes deixam um caução de X R$, estipulado pelo estabelecimento, com a possibilidade de devolverem o copo e retomar 100% do caução, ou ficar de recordação e incentivar uma proxima visita.

Na ponta dos estabelecimentos, estes conseguem ter uma gestão financeiramente viável, frente o investimento de estoque, pela quantidade de copos fidelizados, levados pelos clientes, e manter a sua marca próxima dos consumidores, que acabam por utilizar em outros momentos. 

Nesta mesma rodada de inovação, estão indo alem, não utilizando qualquer copo, mas um que seja realmente Beer Friendly como o Stack-Cup  que esta se espalhando pelo Brasil, e podemos falar com propriedade, e honra de carregar essa ideia 🙂 

Copo empilhável Stack-Cup

 

 

Conclusão:

O mercado cervejeiro ao mesmo tempo que não para de crescer, está buscando cada vez mais por plataformas inovadoras e que estejam em sincronia com a sustentabilidade e perfil do consumidor. 

 

Se você fizer parte desse seleto grupo de cervejeiros, e deseja fazer com que a sua cervejaria artesanal tenha um grande diferencial, vale começar a pensar em alinhar cada vez mais esses componentes, juntamente com novos sabores e os produtos de extrema qualidade que ja faz. 

 

Acha que a gente deveria se aprofundar em como pensar em inovações no universo cervejeiro? Diz um oi pra gente no instagram

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