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Porque você deve saber A história do Marketing

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“Bom Marketing faz a empresa parecer esperta, um Marketing sensacional faz os clientes se sentirem espertos”, e tenho de concordar com Joe Chernov. Você deve conhecer Marketing, mas conhece sua história?

 

Quando você fala com alguém, você está conversando. Quando fala com alguém sobre algo, você faz marketing, sem saber mas faz.

 

Por isso você pode remontar a história do Marketing para tempos beeeeem antigos. Quer conhecer mais sobre o que é Marketing e sua história? Então segue com a leitura do artigo!



Origem e evolução no Marketing


 

“Mesmo quando você está fazendo marketing para uma audiência inteira ou base de consumidores, você está apenas falando para cada pessoa ao seu próprio tempo”. Palavras de Ann Handley, mas que se encaixa com a Bíblia!

 

Sim, a própria. Em 1450, Gutenberg revolucionou a comunicação humana com sua prensa tipográfica, produzindo textos em massas e distribuindo para um maior número de pessoas. Um dos primeiros livros reproduzidos? A bíblia.

 

Poucas pessoas tinham contato com a leitura, pois ler era um privilégio. Essa alta circulação influenciou na sociedade e propagou ainda mais a Bíblia, utilizando de uma linguagem mais entendível: o inglês.

 

Foi o primeiro passo para impulsionar o surgimento dos primeiros anúncios impressos. Também foi a raiz do outbound marketing: primeiro tenta ser vendido o produto antes de qualquer vínculo com o cliente.

 

 A evolução através de jornais e revistas – e pôsteres e outdoors

 

Apesar do pontapé de Gutenberg, foi no século XVII que jornais e revistas começaram a ser publicados em massa. Através deles que o marketing começa a abrir suas asas.

 

Era uma relação vantajosa para ambas as partes: todo negócio podia divulgar seus produtos e serviços, editores podiam vender espaço e lucrar de forma a manter sua publicação viva. É a alma do outbound marketing.

 

Mas na época foi notado que era complicado a divulgação de panfletos, e dentro disso surgiram os pôsteres e outdoors. Nada mais prático que a divulgação em vias públicas.

 

E mesmo com a internet, os outdoors sobrevivem.



 A entrada no meio audiovisual: TV, Rádio e telefone

 

No século XIX e começo do XX, surgiram novos meios de comunicação, tão revolucionárias quanto a prensa de Gutenberg, a trinca TV-Rádio-Telefone.

 

Primeiro, a mais problemática: o uso do telefone para telemarketing. Não oferece os melhores resultados e afasta o público que não quer atender o telefone e ouvir uma mensagem irritante de propaganda. Mas nos tempos primórdios era uma inovação e tanto poder ter acesso direto ao consumidor.

 

Depois, surgiu as transmissões abertas pelo rádio, onde eram feitos anúncios verbais de produtos e serviços.

Foi uma inovação no meio da comunicação que dura até hoje. Porém, na história isso foi um extra, pois a mais uma vez houve uma revolução nos meios de comunicação e chegou a hora da televisão.

 

Em 1941 foi feito o primeiro anúncio de TV do qual se tem registro. Em pouco tempo, a TV já tinha superado a receita de Marketing via revista e rádio, o que muitos, como em toda transição ocorre, achavam que JAMAIS iria acontecer.



Abraçando a novidade: a internet chega na equação

 
O anúncio por televisão continua a fazer parte dos budgets de marketing, mas com o tempo, e mais uma vez evolução nos meios de comunicação, se percebeu que além de enormes recursos vinha mais uma revolução pela frente.


Chegou a década de 90 e ocorre o boom da internet, somando com a criação dos computadores pessoais.


Foi nessa época que se tornou possível o acesso à internet e e-mail, inclusive, e em 94 foi enviada a primeira mensagem automatizada, o que conhecemos hoje dia como email marketing, percebendo-se a enorme importância deste meio.

 

E de lá para cá, junto do avanço da internet e surgiram diversos canais e técnicas como o SEO, SEM, Conteúdo, Redes Sociais, incorporação do vídeo ao Marketing e, que acabam por ser os principais pilares do Inbound Marketing. O marketing sem duvidas acompanha a tecnologia.

 

Acho que já deu para perceber qual é o ponto desse artigo, certo?

 


 
Por que é importante saber a história do Marketing?



 
É preciso entender que o Marketing constantemente evolui, assim como a sociedade faz. É um mecanismo não só para divulgação de produtos, mas de entendimento do valor gerado pelo mesmo.

 

O consumidor cada vez mais é ávido por novas tecnologias, e o papel de quem trabalha na área é aproveitar o potencial de cada uma.

É importante saber disso, pois a história é cíclica. Sempre algo novo surge e por isso devemos acompanhar essas mudanças, evitando visões românticas do passado. A propria historia ja mostrou que não devemos seguir nessa direção.

 

O ponto forte de uma empresa deve ser antever novos mercados e entender o que está por vir – e como aproveitar isso antes de todos. Parece simples mas merece uma grande dose de dedicação a capacidade.


Outro elemento fundamental é a atenção, sem atenção não se faz nada e como busca-la é o grande desafio e oportunidade.
 
Um exemplo de visão em um case de sucesso


Coca-Cola. Eis uma marca que teve entender um público mutante: dos outdoors às transmissões de rádio e televisão, para finalmente chegar na era digital.

 

Como disse Ricardo Fort, Diretor de Marketing da Coca-Cola em 2007: “o desafio que a Coca-Cola tem é entender o que estas pessoas querem antes mesmo delas quererem”.

 

Para fazer Marketing, é preciso entender Marketing. Essa ferramenta consiste em entender as pessoas e a sociedade em sua época. É preciso conhecer o passado para prever o futuro.

 

Interessado no assunto? Pois no encaminhe uma mensagem, para saber mais sobre como a Stack-Cup pode ser uma potente ferramenta de comunicação.

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